O radical livre

Just another WordPress.com site

Revolução solar

leave a comment »

Já escrevi sobre energia solar, no contexto do festejado pré-sal, em artigo na revista Sinal de Menos #4 entitulado “Queimando o futuro?”. Com a iminente exaustão das reservas de petróleo, a conversão da base energética é essencial não só do ponto de vista da reprodução das forças produtivas, mas também tem importância estratégica para movimentos sociais, devido ao seu potencial de descentralização e uso por formas embrionárias anticapitalistas. Com a energia solar descentralizada, estas formas embrionárias podem ter acesso direto à energia, sem depender dos trustes empresariais e estatais que dominam a geração de energia centralizada em grande escala.

Um novo avanço tecnológico da chamada “eletrônica flexível” (flexible electronics), ainda em estágio de laboratório, promete potencializar ainda mais a energia solar. Trata-se de uma espécie de “papel solar”, ou seja, ao invés dos já conhecidos painéis, um circuito impresso flexível e dobrável – e muito mais barato, já que o substrato pode ser papel comum. Abaixo vídeo mostrando um avião de papel com propriedade fotovoltaica. Isto, em tese, permitiria o desenvolvimento de cortinas e papéis de parede fotovoltaicos ou ferramentas e máquinas com a sua fonte energética solar já incorporada. O artigo onde a pesquisa está descrita está aqui (em inglês).

Difícil prever quando a descoberta poderá ser produzida em escala – 5, 10, 20 anos? – mas se a função da tecnologia é “manter as portas da revolução abertas para sempre”, como dizia Murray Bookchin, então elas estão ficando escancaradas. Só não podemos destruir o planeta antes.

 

Anúncios

Written by sinaldemenos

julho 23, 2011 às 6:01 pm

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: