O radical livre

Just another WordPress.com site

Agricultura do futuro?

leave a comment »

Um dos temas que desenvolverei em meu texto na próxima edição da revista Sinal de Menos é a agricultura urbana. Destaco aqui dois projetos, um em Porto Alegre e outro em Chicago.

Em Poa, o movimento Utopia e Luta desenvolveu uma fazenda hidropônica no terraço do prédio ocupado, na Avenida Borges de Medeiros, pleno centro de Porto Alegre. A hidroponia permite o cultivo de alimentos em meio líquido, sem solo. O grupo está promovendo oficinas gratuitas de hidroponia às quartas à noite e sábado pela manhã. Abaixo foto do local.

Em Chicago, o projeto Plant Chicago está transformando uma fábrica abandonada em uma fazenda urbana, com produção de alimentos, peixes e cerveja, produzindo inclusive a própria energia em um biodigestor, e prentendendo fechar ao máximo os ciclos de massa e energia (diagrama abaixo). Neste momento há uma campanha para levantar fundos para um documentário sobre o projeto. Ver o vídeo abaixo.

Ainda que não isentos de contradições (a hidroponia do Utopia e Luta foi financiada pela Petrobras, multinacional do petróleo), são duas experiências que apontam uma relação com o alimento diferente daquela imposta pela agroindústria globalizada. Uma análise mais profunda sobre estes e outros assuntos relacionados à produção de alimentos constará de meu texto na próxima edição da revista Sinal de Menos.

Anúncios

Written by sinaldemenos

julho 14, 2011 às 11:54 pm

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: